BY  
greveDa Redação – Educadores e membros da diretoria do Sindicato dos Professores de Barreirinha – SINPROBAE- cansados de cobrar o classificam de “atraso” de pagamento dos salários de dezembro, decidiram acampar na frente da casa do prefeito Mecias Sateré (PSD) desde meio dia, até “alguma” autoridade esclarecer sobre o atrasado.
O pagamento dos professores, alega o Sindicato, é recurso Federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação o  (Fundeb), e o dinheiro do foi repassado antes do dia 20 de Dezembro as contas da prefeitura. “Estamos aqui na porta de seu escritório e só sairemos daqui depois de sabermos quando vão nos pagar e qual o motivo do atraso”, comentou um professor que pediu anonimato, para não sofrer represarias.
Na página do Sindicato houve convocação de uma manifestação contra a administração. “Si nada for resolvido convocamos todos nossos professores a fazermos uma manifestação, pois isso nunca ocorreu em nosso município, temos o direito de recebermos o nosso salário em dia assim também como os outros funcionários públicos municipais. Pois a nossa voz tem q ser ouvida, vamos a luta companheiros. 2015 está chegando e temos que ter ano melhor de valorização e reconhecimento dos educadores, temos q ser respeitados pela função q exercemos perante a Sociedade”, dizia o comunicado.
Acuado devido à adesão de muitos professores, o prefeito Mecias Sateré, o secretário Jecinaldo Batistas e o secretário de Educação Francinaldo de Matos Pinto aceitaram reunir com os membros da diretoria do Sindicado.
As 18h encerrou o encontro e os professores saíram ainda mais revoltados, pois o prefeito anunciou que o pagamento somente será realizado a partir 6 de janeiro de 2015, ou seja, os a classe dos educadores que passa réveillon sem comemorar.
greve2
Segundo a página oficial SINPROBAE, o prefeito Mecias Sateré admitiu haver mudado o secretário de finanças e o novo secretário não obteve as senhas para realizar a movimentação bancaria da parte burocrática. “ Companheiros, hoje vivemos um dia histórico para a classe dos professores. Tentar justificar o injustificável é dar um tiro no próprio pé. Último dia do ano, momento de comemorações, festejos e alegrias. Ao invés disso hoje vivemos momentos de indignação, frustração e a sensação de desvalorização. Movidos por esses sentimentos buscamos junto ao executivo uma resposta para tal. Após duas horas de reunião onde expomos nossas indignações pela falta de valorização e de respeito com a classe dos professores o prefeito respondeu o que o sindicato e toda classe queria saber. Qual o real motivo do não pagamento do vencimento dos professores? Segundo o prefeito, o erro foi dele próprio. Pois optou pela troca de secretário de finanças no momento errado não dando tempo para a troca de senha no banco do Brasil para operar o sistema. Dessa forma companheiros o pagamento do mês de dezembro só vai ser regularizado no dia 06 de janeiro. Tenham certeza q o sindicato fez o q pode para resolver essa situação, infelizmente não depende da entidade. Fica aqui a nossa mais profunda consideração a todos (as) professores (as)”, diz a nota.
Não tem atraso de pagamento
Em contato com a reportagem a assessoria do Secretário de Educação Francinaldo de Matos Pinto negou haver atraso no pagamento do professores lotado no FUNDEB. Segundo a assessoria, o décimo terceiro de todos os servidores foram pagos, 60% dia 20 de dezembro e o outros 40% dia 30. Isso ocorreu, diz a nota em decorrência que Barreirinha tinha previsão de receber nesse final de ano do Governo Federal 1 milhão de reais. Depois esse montante caiu para R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), mas no dia 20, cai na conta do município apenas R$ 340.000,00 (trezentos e quarenta mil reais), o que teria inviabilizou o pagamento do mês no dia correto. “ Pela Legislação trabalhista hoje (31.12) vence o mês dos professores, mas temos ainda cinco dias úteis para cumprir o pagamento. Vamos fazer a programação com o repasse do FMP que vai cair nas contas e recursos próprios e honrar esse pagamento no começo da semana”, informa o assessor. //(Hudson Lima fotos Divulgação)