Esporte











Organização de atletas condena escolha de novo ministro do Esporte


BY  
Min. George Hilton
Min. George Hilton
A Atletas pelo Brasil, organização presidida pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser, divulgou nesta segunda-feira um nota oficial em que condena a nomeação do deputado federal George Hilton (PRB-MG) para o comando do Ministério do Esporte, anunciada na semana passada pela presidente Dilma Rousseff, além de criticar o modo como o nome foi escolhido.
“Exigimos muito mais respeito e cuidado com tudo que envolve o tema Esporte no Brasil. O que está muito longe de acontecer quando constatamos os critérios, ou a falta deles, que foram usados para a escolha do novo ministro”, afirma a Atletas pelo Brasil, organização sem fins lucrativos que reúne atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades pela melhoria do esporte.
Além disso, a Atletas pelo Brasil destaca que a escolha de George Hilton para o ministério teve critérios apenas políticos. “A nomeação com critério unicamente político, na maior parte das vezes, traz consigo o aumento da ineficiência de gestão, descontinuidade da política, reinício de convencimentos e processos e tudo isso com custo aos cofres públicos”, continua a organização.




Cristian Leite, atleta da luta olímpica de Itacoatiara vai matar saudade da família (Mauro Neto/Sejel)
Cristian Leite, atleta da luta olímpica de Itacoatiara vai matar saudade da família (Mauro Neto/Sejel)
“Natal é tempo de estar em família”. Quantas vezes nós já ouvimos essa frase durante as nossas vidas. Agora tente imaginar um atleta, que passa o ano inteiro distante dos parentes, das pessoas que ama, dos amigos de infância, do aconchego do lar, enfim, longe da terra natal. Às vezes, superar a saudade é tão difícil quanto bater recordes ou superar adversários. Por isso, a maioria dos atletas da Vila Olímpica de Manaus, depois de toda uma temporada treinando e participando de competições em nome do Amazonas, retornam às suas cidades de origem para passar as festas de fim de ano junto aos familiares.
O atleta de luta olímpica Cristian de Lima Leite, de 14 anos, que é oriundo de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), é um dos atletas que vai passar o Natal junto da família. O rapaz, que foi revelado no jiu-jitsu, mora no alojamento da Vila Olímpica desde agosto de 2013 e não vê a hora de abraçar a mãe e a avó. Desde que se mudou para a capital, o destaque na categoria até 58 kg da luta olímpica visitou os parentes em apenas quatro oportunidades.
“Sinto muita saudade, principalmente da minha mãe, dos meus irmãos e da minha avó. Sempre que chego a Itacoatiara, sou convidado para ir às rádios dar entrevistas. As pessoas vêm falar comigo, fico muito feliz com o assédio, o reconhecimento do trabalho feito nos treinamentos”, comentou o lutador que foi campeão nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), disputado em Londrina, no Paraná, em setembro deste ano.

Ione Guedes, fundista, é de Marabá (PA) e vai passar as festas lá. Foto: Mauro Neto/Sejel
De malas prontasOutra atleta que está de malas prontas para visitar a “terrinha” e matar a saudade da família é a paraense Ione Vieira Guedes, de 17 anos. A competidora dos 400 e 800 metros rasos está há quase um ano morando na Vila Olímpica de Manaus e é mais uma das apostas do Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (CTARA).
A corredora, que ficou no lugar mais alto do pódio nos Jogos dos Institutos Federais (JIFS), em Boa Vista-RR, espera por uma grande festa, assim que chegar a Marabá, cidade no interior do Pará.
“Quando eu vim para cá (Manaus), eram oito atletas. Apenas eu permaneci aqui, os outros preferiram voltar pro Pará. Muitos não aguentaram a saudade”, explicou a velocista que abocanhou o bronze nos Jogos Escolares da Juventude da categoria, que ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, em novembro passado.
“Já estou aqui há 11 meses e participei de quatro competições nacionais. Viajei bastante e tenho muitas saudades da minha mãe e das minhas irmãs”, confessou a moça que prefere focar todas as atenções nos treinos e no futuro como atleta de destaque no País. “Eu treino cerca de duas horas todos os dias e acho que namorar acaba atrapalhando um pouco. Tira o foco da competição”, disse Ione.

Ana Paula, a fundista só deixará de treinar no dia 25, dia de Natala. Foto: Mauro Neto/ Sejel
Trocou Natal pelo MundialA fundista Ana Paula Silva Feitosa, 17, desde 2013 na Vila, trocou as festas de fim de ano por treino pesado. Ela é a 1ª no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na distância dos 3 mil metros, com o tempo de 10m12s05. A moça tentará o índice para disputar o Mundial em outra modalidade de corrida, o cross country.
Para isso, terá de conseguir um bom tempo na disputa da seletiva ao Brasileiro, no dia 10 de janeiro, em Manaus. Em 9 de fevereiro, a 2ª colocada no ranking do Cross Country na distância de 6 km juvenil disputará a competição nacional que dará a sonhada vaga no Pan-americano da modalidade: “Estou muito otimista e acho que vou conseguir a vaga para o Pan e depois tentar a vaga no Mundial”.
O foco nos treinos é tão grande que ela preferiu permanecer no alojamento da Vila Olímpica e só deixará de treinar no dia 25 de dezembro. “Vou passar a noite de Natal com a família do meu treinador e depois volto pra cá, pra continuar a minha preparação. Vou deixar pra curtir festa depois”.





Idosos residentes da Fundação Dr. Thomás conhecem a Arena da Amazônia



BY  
idosos-fdt-arena01Idosos residentes da Fundação Doutor Thomas (FDT) tiveram uma programação diferente nesta quinta-feira (13), ao visitarem a Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery, Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
O passeio foi promovido pela Prefeitura de Manaus, que proporcionou aos 12 idosos uma manhã de entretenimento, lazer e cultura. Eles tiveram a oportunidade de visitar os diversos setores da Arena, como o campo, camarotes e vestiários, por onde passaram grandes estrelas do futebol na Copa do Mundo de 2014.
idosos-fdt-arena02Délio Conde, 84 anos, disse que o passeio foi muito importante por ter conhecido detalhes do estádio e seu funcionamento. “Foi o melhor evento do qual pude participar, pois adquiri conhecimentos que não se encontram nem em livros,  nem em jornais e revistas, mas só quando visitamos os lugares”.
José de Costa Palha, 82 anos, ressaltou que ficou admirado com tudo que viu. “Vi o campo, os camarotes, até o vestiário e fiquei muito impressionado, pois nunca tinha vindo aqui. Eu sempre ouvia falar e passava pelo lado de fora, mas nunca tinha entrado. É uma coisa linda, muito moderna. A visita até me proporcionou uma reflexão, pois percebo que nunca é tarde para conhecermos as coisas e isso me faz valorizar a vida”.
idosos-fdt-arena03Segundo, Michelle Falcão, chefe de Divisão e Atenção ao Idoso da FDT,  que coordenou o passeio, a visita na Arena da Amazônia fez parte do cronograma de atividades de recreação da Fundação. “A Arena da Amazônia é um espaço cultural e atrativo do esporte. Trabalhamos a politica municipal do idoso, que ressalta que entre os direitos deles estão o acesso ao lazer, ao entretenimento e à cultura. Portanto, ficamos muito felizes, pois estamos garantindo o bem-estar para os residentes da Fundação Doutor Thomas”.
A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, lembrou que as visitas aos espaços turísticos da cidade são sempre festejadas pelos idosos institucionalizados. “A Arena foi considerada um dos mais belos estádios da Copa e não poderíamos fechar o ano sem levar os nossos idosos para conhecê-la. Eles ficaram felizes e ao retornarem para a FDT e já perguntaram logo quando será o próximo passeio”.

10/11/2014 - 15h11 Copa Manaus de Beach Soccer é atração na Ponta Negra A chuva e a temperatura agradável em Manaus durante todo o domingo (09), não prejudicaram a disputa da 1ª edição da Copa Manaus de Beach Soccer. O evento organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), começou no último sábado (08), e segue durante todo o mês de novembro, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste da capital. A competição, com formação inicial de 16 times masculinos e 16 femininos, está dividida em quatro chaves com quatro equipes cada, que duelam entre si para a classificação para a próxima fase, quartas de final. Por volta das 16h30 a bola rolou entre as equipes de naipe masculino Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Furacão. Foram três tempos de 12 minutos cada e o time da UEA levou a melhor, goleando os adversários por 14 a 3. Em seguida foi a vez das disputas do feminino, quando a equipe Centro Educacional Recanto da Criança, Cidade Nova 5, zona Norte, enfrentou a equipe Divino, do bairro Armando Mendes, zona Leste. No duelo, o Divino levou a melhor derrotando por 4 a 3 as favoritas ao título. A competição segue até dezembro, nos fins de semana (sábado e domingo), à tarde, e nas quintas-feiras, sempre as 19h.

Texto copiado de: http://www.blogmarcossantos.com.br/2014/11/10/copa-manaus-de-beach-soccer-e-atracao-na-ponta-negra/
Copyright © Blog do Marcos Santos


Copa Manaus de Beach Soccer é atração na Ponta Negra
Esporte

A chuva e a temperatura agradável em Manaus durante todo o domingo (09), não prejudicaram a disputa da 1ª edição da Copa Manaus de Beach Soccer. O evento organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), começou no último sábado (08), e segue durante todo o mês de novembro, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste da capital. A competição, com formação inicial de 16 times masculinos e 16 femininos, está dividida em quatro chaves com quatro equipes cada, que duelam entre si para a classificação para a próxima fase, quartas de final. 

Por volta das 16h30 a bola rolou entre as equipes de naipe masculino Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Furacão. Foram três tempos de 12 minutos cada e o time da UEA levou a melhor, goleando os adversários por 14 a 3. Em seguida foi a vez das disputas do feminino, quando a equipe Centro Educacional Recanto da Criança, Cidade Nova 5, zona Norte, enfrentou a equipe Divino, do bairro Armando Mendes, zona Leste. No duelo, o Divino levou a melhor derrotando por 4 a 3 as favoritas ao título. A competição segue até dezembro, nos fins de semana (sábado e domingo), à tarde, e nas quintas-feiras, sempre as 19h.

sábado, 20 de setembro de 2014


A vergonha de Emerson Sheik

Paulo Calçade (*) 

Vai ser divertido acompanhar como o STJD conduzirá o caso de Emerson Sheik. 
O jogador usou uma câmara da transmissão da TV para atacar a CBF. 
Afirmou com todas as letras que a instituição é uma vergonha. Não vou discutir aqui os lances que originaram a expulsão, tampouco o histórico de Sheik no tribunal.
Santo ele não é. 

A questão, agora, é como o STJD vai proceder diante da ofensa do jogador à instituição que deveria administrar o futebol brasileiro, mas não o faz. É proibido xingar a CBF, é proibido contestá-la. 

Seus erros nunca aparecem no tribunal. 

Não aparecem quando ela erra no registro de jogadores, por exemplo. 
Não aparecem quando convoca jogadores e prejudica os clubes por não respeitar a Fifa, por exemplo. Não aparecem quando avaliza o calendário criminoso, por exemplo. 
Não aparecem quando permite que as partidas de seus torneios sejam disputadas em gramados precários. Não aparecem quando escala árbitros incapazes para a função, por exemplo. Não aparecem quando faz vista grossa para a delicada situação financeira dos clubes, por exemplo. 

Nunca aparecem, tudo é permitido. Mas Emerson pode ser enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por conduta contrária à ética desportiva. 
O jogador feriu a ética por dizer o que muita gente pensa e sente. 
Já a CBF, que faz o que faz, não fere nada. 

Esse sistema é uma vergonha. 

(*) É jornalista esportivo . Comentarista esportivo da ESPN Brasil e da Rádio Estadão ESPN,


Nenhum comentário:

Postar um comentário