segunda-feira, 10 de novembro de 2014

‘El País’: Lula voltou?


Dilma e Lula na celebração pela reeleição


Jornal do Brasil

O jornal espanhol El País publicou neste domingo (9/11) uma matéria sobre o novo cenário político no Brasil, após a reeleição de Dilma Rousseff no segundo turno. O jornalista Juan Arias comenta as dificuldades que o PT deve enfrentar e as prováveis ações de Dilma como mandatária, e de Lula, nos bastidores.

O slogan 'Volta Lula' se apagou com as eleições. Ele não voltou. Foi embora porque ele não quis ou porque Dilma Rousseff não deixou voltar, não importa. Dilma voltou a ser presidenta, mas Lula também voltou e está mais ativo do que nunca até na formação do novo Governo, pelo menos em seus ministérios chaves.

Com poucas coisas se especulou tanto na política quanto com as relações nos últimos quatro anos entre Dilma e seu criador. Uma coisa é certa: o ex-presidente não parece feliz, segundo seus colaboradores mais próximos, com tantas notícias negativas tanto na economia quanto nas relações entre Governo e Congresso; entre a presidenta e os empresários, entre ela e os aliados, sobretudo com o centrista PMDB. E com a imagem negativa que, justa ou injustamente, seu partido projeta para a metade da sociedade.

Dilma e Lula na celebração pela reeleição

É conhecido o estilo de Lula de fazer política, pragmático, negociador e não ideológico, além de sua capacidade de metamorfose para adaptar-se às circunstâncias (como ele mesmo destacou de seu caráter). E é lógico que às vezes esse estilo se choque com o de sua criatura, bem diferente: menos contemporizador, mais direto, às vezes até duro e exigente e sem muito espaço nem vontade para excessivas negociações. E mais ideológico. Dilma é de esquerda. Lula é, simplesmente, sindicalista”.


Juan Arias prossegue: “Existe nos meios políticos muita curiosidade para saber até que ponto Lula será capaz de convencer Dilma Rousseff a aceitar um novo caminho traçado por ele para fazer frente à crise econômica que pressiona o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário