quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Wilker Barreto é eleito novo presidente da Câmara de Manaus

"O aumento da tarifa de ônibus foi o menor possível encontrado pela Prefeitura", disse Wilker Barreto

Adneison Severiano
(Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Vereador Wilker Barreto

O vereador Wilker Barreto (PHS) foi eleito novo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na manhã desta quarta-feira (17). O parlamentar seguirá na presidência do legislativo municipal no biênio de 2015/2016.
Além de Wilker, disputaram o cargo de presidente da CMM, os vereadores professor Bibiano (PT), Marcelo Serafim (PSB), Fabrício Lima (SSD) e Marcel Alexandre (PMDB).
No início da sessão, os cinco candidatos à Presidência discursaram, e cada um teve o tempo de cinco minutos para apresentar propostas.
A eleição ocorreu no plenário Adriano Jorge, na CMM. Os 41 vereadores votaram de forma aberta durante chamada nominal. Wilker Barreto recebeu 35 votos, Bibiano três votos, Fabrício Lima um voto, Marcelo Serafim um voto e Marcel Alexandre apenas um voto.

Wilker Barreto é graduado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestre em Sustentabilidade e Meio ambiente pela Universidade do Amazonas (UA) e é especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios. O parlamentar está no segundo mandato de vereador.

A mesa diretora da Câmara é formada também pelos cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidentes, secretário-geral, 1º, 2º e 3º secretários, ouvidor e corregedor. Os parlamentares também escolheram os novos ocupantes dos demais cargos da mesa.

Bosco Saraiva é eleito o novo presidente da CMM, em Manaus

Por unanimidade e único candidato na disputa o vereador Hiram Nicolau (PSD) foi eleito 1º vice-presidente da CMM. O parlamentar atualmente ocupava o posto de ouvidor. Felipe Souza (PTN) será o novo 2º vice-presidente e Amauri Colares (PROS) o 3º vice-presidente. Ambos foram únicos candidatos de cada cargo.

A vereadora Glória Carratte (PSD) foi escolhida por unanimidade secretária-geral da mesa diretora. O cargo de 1º secretário será ocupado pelo vereador Isaac Tayah (PSD). O vereador Reizo Castelo Branco (PTB), que antes ocupava o cargo de 1º secretário, agora foi escolhido para assumir o posto de 2º secretário. O terceiro secretário a partir de 2015 será o vereador Francisco Jornada (PDT), que antes era corregedor da Casa.

Jairo da Vical (PROS) foi eleito novo ouvidor e Doutor Alonso Oliveira (PTC) será o corregedor no próximo biênio. Os dois parlamentares foram os únicos que se inscreveram para os cargos.

O novo presidente da Câmara Municipal de Manaus terá  R$ 126 milhões para custeio das atividades legislativa em 2015. A CMM reúne 1.666 funcionários sendo 1.129 da verba de gabinete, 167 comissionados e 370 efetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário