sexta-feira, 17 de outubro de 2014

José Melo cresce mais nas pesquisas e abre vantagem de 18 pontos percentuais

Virada no Amazonas!

 Nova Pesquisa DMP-Rede Tiradentes mostra José Melo se distanciando do candidato Eduardo Braga. A diferença que era de 12 (doze) pontos percentuais na primeira pesquisa do segundo turno, nesta subiu para 18 (dezoito) pontos percentuais. Foram entrevistados 2.025 eleitores, entre 10 e 16 de outubro, em Manaus e mais sete municípios do interior do Amazonas, com margem de erro de 3%. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número AM-00058-2014.

Quem são os candidatos?

José Melo, de 68 anos, é economista formado pela Universidade Federal do Amazonas. Atual governador do Amazonas, ele foi deputado federal duas vezes, em 1994 e em 1998. Em 2002, elegeu-se deputado estadual. O candidato já atuou como delegado do Ministério da Educação e Cultura, foi secretário de Educação e Cultura e secretário Municipal de Educação. Também esteve à frente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), da Secretaria de Estado de Coordenação do Interior (Seint) e da Sociedade de Navegação Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH). Em 2006, assumiu a Secretaria de Governo do Amazonas (Segov). Em abril de 2014, Melo assumiu o cargo de Governador após a desincompatibilização de Omar Aziz, de quem era vice-governador.

Eduardo Braga, que tem 54 anos, formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas, teve o primeiro cargo político como vereador. Foi eleito deputado estadual em 1986, sendo líder do governo e relator da Constituição do Amazonas. Em 1991, Braga foi eleito para deputado federal. Natural de Belém (PA), ele foi escolhido vice-prefeito de Manaus e secretário de Obras em 1992. Dois anos depois, assumiu a Prefeitura. Em 1998 e 2000, perdeu as eleições para o governo do Amazonas e prefeitura de Manaus, respectivamente. Seu primeiro mandato como governador foi em 2002, quando foi eleito em primeiro turno. Ele ficou no cargo por dois mandatos. Em 2010, foi eleito senador pelo Amazonas.
Campanhas

Durante a campanha eleitoral, Braga e Melo sempre ocuparam as duas primeiras posições nas três pesquisas Ibope divulgadas pela TV Amazonas. Os últimos dados divulgados apontavam que Eduardo Braga tinha 51% dos votos válidos, contra 35% de José Melo. Braga forma chapa com a vice Rebecca Garcia e Melo faz parte da coligação que tem como vice Henrique Oliveira.
O primeiro turno terminou com Braga obtendo 43,16% e Melo 43,04%, números muito próximos com a pesquisa divulgada pela DMP/Rede Tiradentes, tanto antes das eleições como a pesquisa “boca de urna”.


Na primeira pesquisa do segundo turno o governador José Melo já tinha ultrapassado Eduardo Braga rumo à reeleição. Os números que foram aferidos pelos pesquisadores da DMP/Rede Tiradentes indicavam o seguinte resultado: José Melo 56,4 X 43,6 Eduardo Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário