sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Pesquisa Ibope: José Melo tem 53% e Eduardo Braga, 47%

Eleição 2014 !

Fonte: Em Tempo
A diferença percentual de votos válidos entre os candidatos ao governo do Amazonas, José Melo (Pros) e Eduardo Braga (PMDB), é de apenas seis pontos, conforme aponta pesquisa do Ibope, divulgada nesta sexta (17).

No levantamento, encomendado pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão, José Melo aparece com 53%, e Eduardo Braga pontua 47%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para cima e para baixo, os dois candidatos estão empatados.

O procedimento utilizado para chegar a esse resultado é o mesmo da Justiça Eleitoral no cálculo do resultado oficial dos pleitos, não levando em conta votos brancos, nulos e eleitores que se manifestaram indecisos.

Quando se incluem esses votos ao total, a diferença entre os dois cai para cinco pontos percentuais. O governador do Pros tem 49% e o senador peemedebista, 44%. Brancos e nulos somam 3% e os indecisos contabilizam 4%.

Segundo o Ibope, o governador José Melo tem mais simpatizantes entre os eleitores com ensino superior (56%), ao passo que o senador Eduardo Braga lidera entre os eleitores que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental (51%).

O governo de Melo é considerado ótimo/bom por 52% dos entrevistados pelo Instituto, regular por 29% e ruim/péssimo por 12%. A forma como o governador administra o Estado, por outro lado, tem o aval de 61% e é reprovada por 28%.

Taxa de rejeição

As taxas de rejeição dos dois postulantes ao governo amazonense também apresentam empate técnico, com diferença de cinco pontos percentuais entre os dois. Nessa categoria, Braga e Melo têm a antipatia de 34% e 28%, respectivamente. Um total de 16% disse que poderia votar em ambos 16% e outros 23% não souberam responder.


O Ibope ouviu 1.512 pessoas, entre os dias 13 e 16 de outubro, nesta primeira pesquisa realizada durante o segundo turno. A sondagem foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE-AM) sob o protocolo AM-00062/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob protocolo BR-01109/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário